top of page

Amor x Esporte


As pessoas costumam falar que já não existe mais amor no esporte, que o esporte virou um grande antro de pseudo-celebridades, que os atletas só pensam em marketing e na forma como vão fazer dinheiro rápido e se esquecem dos valores existentes dentro do seu esporte.

Será mesmo que isso é verdade? Será que a única coisa que move o esporte é o dinheiro?

Se isso é verdade o que faz um esportista abrir mão da família, dos finais de semana, de feriados, vender alguns bens e de muitas outras coisas na vida para se dedicar a esse sonho? Dinheiro? O financeiro é essencial, mas tem um limite que pode chegar, ninguém em sã consciência continua uma partida após se machucar só por dinheiro.

Dinheiro não faz as pessoas acordarem de madrugada no final de semana, após uma semana estressante de trabalho, tomar um café rápido (quando dá tempo) dirigir por algumas horas, se esforçar, correr, saltar, se machucar e no final apenas ganhar um “mandou bem” em troca de tudo. E para piorar no outro dia faz tudo novamente sem reclamar, volta tarde para casa e já se preparar para a rotina da semana começar novamente.

Se os atletas se movem por dinheiro, o que faz com eles se esforcem para desafiar seus limites? O que faz com que ele insista em praticar sua modalidade de preferencia mesmo com tantas dores e contusões? O que faz com que mesmo após perder ele reúna força para se esforçar ainda mais e superar seus adversários?

Infelizmente, eu sei que muitos só pensam no que o dinheiro pode trazer, no que o dinheiro pode realizar e se esquecem que o esporte é mais do que isso, se esquecem que a melhor escola para a vida é a pratica esportiva. Só o esporte vai te ensinar a seguir em frente mesmo quando não se tem forças, que é perdendo que se aprende a dar valor para a vitória, que quando maior for o desafio, melhor e mais intensa vai ser a sensação da conquista.

O esporte ajuda a formar o caráter das pessoas, faz com que as pessoas aprendam a se expressar e a se proteger, lutar pelos seus sonhos e objetivos. Mas, o principal que o esporte vai acrescentar na vida de alguém é o valor da amizade, do companheirismo e da irmandade.

O ser humano foi criado para viver em comunidade, e esporte trabalha isso, ensina a lidar com as diferenças, a respeitar ao próximo, a lidar com as limitações e os desafios de cada jogo, de cada adversário. Com o esporte aprendemos a ter raciocínio rápido, a conduzir seu corpo a agir antes mesmo de pensar, e a proteger e ajudar aquele que está ao seu lado.

Por isso, antes de pensar no dinheiro, no titulo e na conquista lembre-se da sua origem, das suas escolhas, dos seus sonhos e de tudo aquilo que você e as pessoas próximas abriram mão por você, lembre-se de se esforçar e nunca se esqueça das suas amizades.

Posts Recentes

Siga

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • Tumblr Social Icon
  • Twitter Social Icon

Procurar por Tags

Nenhum tag.
bottom of page