top of page

Por que beisebol?


Após muito tempo consegui tirar férias, fui viajar para Goiânia com minha namorada. Em um dos tantos churrascos que fomos, me fizeram uma pergunta, algo que eu não havia pensado, uma pergunta simples, mas que me fez ficar pensativo. A pergunta era: "por que você gosta tanto desse esporte, esse tal de baseball?" Em mais de 20 anos (tanto como jogador, técnico e espectador ) eu nunca havia pensado nisso. E só agora depois de mais de uma semana eu acho que sei respondê-lá. O baseball tem cheiro, sim, isso mesmo que você está lendo. Pela manhã você consegue sentir o cheiro da grama molhada, da areia batida e úmida. Tem o cheiro do couro, o perfume que vem do baiten (cozinha), o cheiro do bentô feito com tanto carinho pelos, parentes e amigos. Esse esporte é especial porquê te ensina a viver, te ensina a cair e a levantar. Ensina a nunca desistir, te ensina a correr atrás do que você sonha, daquilo que você acredita. Te ensina a superar desafios, derrubar barreiras, e a desafiar todos os seus limites. Se você está com dores é porque tem que treinar mais, se não sentiu dor é porque não se esforçou o suficiente. Calo, bolhas, raspados, roxos, sangue, suor, lágrimas são parte integrante do dia-a-dia de um jogador de baseball. O diamante tem uma mística, existe alguma mágica nesse esporte que aproxima as pessoas, que cria laços, que fortalece amizades. Não sei se isso vem só por ser um jogo coletivo ou se vem do tempo que os atletas passam juntos, são horas e mais horas de treino, jogos intermináveis e longas e longas viagens. Desde pequenos os praticantes aprendem a se ajudar, a dividir, a cooperar e a principalmente aprendem à conviver com as diferenças. Lógico que ele tem problemas, claro que ele tem pessoas que não se enquadram em tudo isso, claro que existem cheiros ruins, péssimos exemplos, mas, felizmente, as coisas boas superam todos os problemas, superam todas as dores. Resumindo eu amo esse esporte. E agora sou eu quem pergunta, por que você gosta tanto desse esporte?!

Posts Recentes

Siga

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • Tumblr Social Icon
  • Twitter Social Icon

Procurar por Tags

Nenhum tag.
bottom of page