top of page

Wakaba

Era uma fria manhã de sábado, a névoa cobria a paisagem, estava baixa e nós teríamos que executar a mais difícil e árdua tarefa daquele longo dia, acordar.

E assim, aos poucos, e de forma bem lenta, todos vamos acordando, isso os que dormiram, por que, afinal, sempre tem a turma da bagunça que virou a noite conversando e se divertindo. As meninas, sem perder tempo correm para o banheiro para se arrumar antes que os meninos comecem a usar os banheiros e compliquem a vida delas.

Uniformes começam a surgir pelas camas, a preguiça está estampada no rosto de todos, afinal, ninguém quer tirar o pijama quentinho e colocar a roupa que está tão gelada quanto o tempo. E com um impulso de coragem, se escondem debaixo do colchão e sem ter tempo de respirar saem já trocados, só precisando colocar o meião.

A guerra entre o frio e o quentinho do quarto só piora quando o primeiro a ficar pronto resolve sair e abre a porta do alojamento. O frio entra forte e rapidamente tira todos da cama, o colchão que estava quente, já está totalmente gelado pelo vento que entrou. O frio venceu.

Blusões vestidos, meião e tênis calçados, já está na hora de ir de encontro com o objetivo, o XIII torneio de softbol misto WAKABA. Malas acomodadas nos carros, pessoas distribuídas nas vagas, motores ligados, portão aberto e todos a caminho. A chácara em que estamos alojados é perto do local dos jogos e quase sem reparar já estamos lá.

De longe já é possível ouvir o burburinho dos jogadores, da entrada do campo é possível ver os mais variados tipos e cores de uniformes. E a medida que vamos adentrando ao espaço onde será realizado os jogos, procurando uma vaga para estacionar, é possível observar o rosto de alegria em cada um daqueles atletas pelos mais variados motivos, mas com toda certeza o motivo central é poder estar revendo bons amigos, relembrando historias e viagens e assim por diante.

São 36 times divididos em duas ligas, a série A tem 12 times e tem times fortes, a série B tem 24 times que são mais iniciantes, ou apenas para diversão. Parece pouco, mas se você contar que os times participantes levam no mínimo 10 pessoas dá um numero razoável de pessoas transitando em um mesmo ambiente.

Após conseguir estacionar, de o frio ter dado lugar ao calor e cumprimentar todos os amigos que o esporte proporcionou, o tempo é curto, ainda é preciso tomar café da manhã e correr para o campo para começar logo os jogos. O ideal seria fazer um bom alongamento, aquecimento, preparar bem o corpo para a intensa atividade física que está por vir, mas não é bem isso que acontece, a grande maioria entra no campo achando que está apto a pratica do exercício, e como é de se imaginar, não é difícil ver pessoas reclamando de dores e se machucando.

Os jogos tem tempo preestabelecido logo que acaba um jogo se inicia o próximo jogo. Após as 11horas da manhã começa a ser servido o almoço, e por volta das 17hrs começa o tão esperado happy hour. E assim durante o dia, os jogos foram realizados, alguns jogos bem disputados, com certa rivalidade, outros jogos apenas diversão, o que é o proposito da modalidade. Os times aproveitam o Happy Hour, se divertem com todos os amigos e se encaminham para os respectivos alojamentos.

Alojamentos é um caso a parte, geralmente os times alugam chácaras pela região e organizam suas próprias festas, ou apenas o esperado descanso. Mas existe uma regra em comum entre todos os times, o que acontece no wakaba, permanece no wakaba, ou seja, não teremos nenhuma historia de alojamento por aqui, vamos pular direto para domingo.

A manhã de domingo é tão congelante quanto a de sábado, mas o calor vence o frio com mais rapidez. É hora de arrumar as malas de roupas, amontoar os colchões, verificar se ninguém esqueceu nada e partir para a nova jornada de jogos do dia

A chegada ao campo é de forma mais discreta, a grande maioria está sofrendo com a tão temível ressaca, mas é só encontrar os amigos que a bagunça começa novamente. Aqueles que não puderam ir no sábado, chegam com gás total no domingo, o que faz com que a energia de todos seja renovada.

Os jogos vão acontecendo, alguns são disputados de forma bem intensa, já que está valendo o titulo do torneio, mas a grande maioria dos jogos são mais descontraídos e divertidos.

E assim, um a um, os jogos vão acabando, o almoço vai sendo servido, os jogadores vão se reunindo e o dia vai passando. Com o fim dos jogos, começa as premiações vão sendo entregues e é tempo para mais um brinde.

Infelizmente chega a pior hora do torneio, a de se despedir, de dizer um até breve para grandes amigos, para os novos amigos e muitas vezes para quem nem conhecemos. Como todos os anos, um ciclo se fecha, novas oportunidades são formadas, novos rostos e amizades se integram aos grupos, é tempo de recomeçar.

Obrigado aos organizadores desse torneio, obrigado aos velhos amigos, obrigado ao novos amigos, e que todos possamos estar juntos o mais breve possível.

Posts Recentes

Siga

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • Tumblr Social Icon
  • Twitter Social Icon

Procurar por Tags

Nenhum tag.
bottom of page